Pra esquecer, ou não.

14/12/2017

Vamos bater um papo sincero a partir de agora.

Começando pelo jogo. Não há o que se discutir, já havíamos identificado o problema desse time há muito tempo (clique aqui para ler), falta raça e identificação com o clube/instituição e isso ficou bem claro. Não adianta tentar colocar a culpa no juiz, os erros foram nossos. Como um time quer ser campeão se só jogam em apenas um tempo do jogo e esquecem totalmente do segundo?

Isso só reforça a ideia de que muito tem que ser corrigido e mudado nesse elenco, nessa diretoria, nesse departamento de futebol e nessa politicagem que visou muito mais a ostentação financeira e esqueceu de ganhar títulos.

Acho que nunca se viu a torcida tão engajada em uma final de campeonato, foguetórios foram organizados, uma festa gigantesca foi preparada. Nós, torcedores, entendemos o espírito das competições sul-americanas, mas parece que o time - há exceções - ainda não entendeu que sem entrega e esforços, não se ganha nada.

E que lindo espetáculo protagonizado naquela recepção! Foi uma das melhores sensações do mundo entrar no Maracanã e sentir o calor dos sinalizadores, ver o lindo espetáculo do mosaico, ver bandeirões e bandeiras tremulando e ficar rouco e surdo pelo barulho que fizemos. Aquilo sim é o verdadeiro espirito do futebol, um espirito rubro-negro em seu estado puro.

Em contrapartida precisamos falar da guerra que muitos passaram naquele pós-jogo, inclusive eu. Mesmo frequentando o Maracanã há anos, jamais vi algo que se parecesse com aquilo que, junto com outras pessoas, vivi. Momentos perturbadores que por mais que não queira, ficam na memória. 

Antes mesmo de sair do Maracanã, ainda na arquibancada, um morteiro estourou do meu lado e pude ver dois homens trocando socos por causa dela. Ao chegar à rampa de descida já se podia ver que a situação estava muito tensa do lado de fora. Na verdade, todo o clima já estava tenso mesmo antes da bola rolar.

Assim que pisamos fora do estádio já tivemos que enfrentar as primeiras bombas, garrafadas e correrias. Brigas entre torcedores do mesmo time e é aí que eu paro e penso: "Eles vestem a mesma camisa, defendem as mesmas cores!" chego a conclusão de que temos verdadeiros bichos em nosso meio.

Estes bandidos mancham a nossa imagem, destroem as grandezas que temos e tornam público um caráter que a maior parte de nós não tem. Nada justifica os ocorridos, nem ideologias, nem alianças e muito menos o resultado do jogo.

Não existe razão para aquelas cenas, e nem mesmo as confusões são motivo para termos uma polícia despreparada e hostil até com aqueles que em nada influenciavam na confusão. Presenciei jatos de água sendo jogados em pais com crianças de colo, bombas sendo jogadas em direção a única entrada para o trem e metrô sem que nenhuma confusão estivesse ocorrendo.

Vi um garoto especial passar mal e chorar por ter que passar no meio da fumaça do gás e do spray de pimenta, aquela era sua primeira vez no Maraca e provavelmente foi também sua última. Cheguei em casa com fortes dores de cabeça, enjoado, com um pé machucado e olhos ardendo como fogo, resultado de atos que eu não cometi.

Erros de todos os lados e só nos resta lamentar que tenhamos que falar muito mais de cenas vergonhosas e deploráveis, do que de futebol.

- Adm Reduto Rubro-Negro.


Confira:

O reencontro

18/04/2018

Finalmente, depois de muitos anos, nos reencontramos.

O que os torcedores de Racing, Bolívar, Flamengo, Colo-Colo e Cerro Porteño possuem em comum? Nos últimos 10 anos da história da Libertadores, nenhum deles viu seu time sequer disputar uma final da competição.

Início de Libertadores, uma semana antes e já começamos perdendo fora de campo. Prometi a mim mesmo não produzir nada sobre o fato, mas o sentimento em relação ao Flamengo é o pior possível e precisa ser vomitado junto com algumas verdades.

Era uma vez um cara pobre, que passou a vida toda gastando dinheiro com vários desses bilhetes de loteria, torrou tudo o que tinha e mais um pouco na esperança de ser rico.

Twitter: @RDTRubroNegro
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora